domingo, 5 de abril de 2009

O Mar da Felicidade

Caminhamos os quatro ao encontro da imensidão azul á nossa frente, Adely, Diego, Fernanda e eu. Eles correram e entraram no mar calmo e convidativo. Resisti, observei enquanto pulavam as ondas, escutei quando gritaram já de longe para que eu entrasse no mar e me juntasse a eles. Respondi no mesmo tom que entraria depois, quando alguém, provavelmente Nathalia, viesse para guardar a canga colorida que me vestia. A tirei deixando meu corpo a amostra, coberto apenas pelo pequeno biquíni rosa, a estendi na areia pegajosa e me deitei de brusso sobre ela, com a cabeça nas mãos de maneira a visualizar os meus amigos na água. O sol estava forte, 12h45min, por algum momento comparei aquela praia paraibana ao Maine no litoral oeste dos Estados Unidos, que em verão tinha sua paisagem coberta pela neve (que comparação!), e que havia me impressionado em fragmentos de “Anjo Caído” (Dom J. Snader) e agora vinha em minha mente como faísca, uma lembrança que me fez tremer. – “O Maine é tão frio nesta época do ano, aqui é tão quente”. Pensei! Após cair de volta na realidade, podia escutar as risadas, os vi brincar com as ondas. Adely, uma criança, Diego, uma criança, Fernanda, uma criança. Três crianças brincando inocentemente. Para mim uma imagem pura, sublimável, o que talvez para outros olhos parecesse vadiagem juvenil ou curtição vazia do ócio. Eu percebi o quanto aquele momento os deixava feliz, me deixava feliz também.

Não tinha ninguém na água próximo a eles, talvez pelo horário, a não ser um senhor gordo e calvo com os cabelos remanescentes pretos, a uns sete metros, que mergulhava sozinho. Vi uns montinhos de outros jovens mais afastados.

Olhei a arvore de natal montada no alto próximo ao minúsculo farol, tudo era tão pequeno a distância, menos a indescritível beleza daquela ensolarada manhã.

Minha pele queimando no sol, só. Meus amigos sorrindo não imagino de quê, e Nathalia chegando, clicando em imagens, congelando momentos e guardando a minha canga para que eu fosse para o mar.. Para ser feliz também.

Dia: 22/12/08

Praia de Cabo Branco, João Pessoa - PB

2 comentários: